"Trilhos Medievais e Beleza Natural"

Publicado em Tours

 
  • Óbidos - Castelo Medieval, uma das 7 maravilhas de Portugal
  • Amoreira - Aldeia histórica com grandiosa igreja do séc. XVII
  • Lagoa de Óbidos | Bom Sucesso - Tranquilidade, beleza natural, sabores tradicionais

  

 

Óbidos

A origem do nome deriva da palavra oppidum cujo significado «cidadela - cidade fortificada», perto desta vila pode encontrar vestígios de povoação romana Eburobrittium.

Foi tomada aos Mouros em 1148, e recebeu a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I.

A Vila Medieval de Óbidos, é uma das sete maravilhas de Portugal, nela podemos observar os estilos românico, gótico, manuelino e barroco.

Óbidos, onde a tradição das cores se mantem, com pórticos manuelinos e janelas floridas, adornada de várias igrejas sendo as mais visitadas a de São Pedro, Santa Maria e Sr. da Pedra.

Possui pelourinho em granito, mandado construir pela Rainha D. Leonor, em uma das faces ostenta o escudo com as armas reais, na outra um camaroeiro, em memória da rede em que os pescadores lhe trouxeram o filho vítima de um acidente de caça.

Contempla também um aqueduto com 3 km, em alvenaria de pedra, mandado edificar em 1570, por Catarina de Áustria, este abastecia água a toda a população.

Erguido sobre um pequeno monte encontramos o Castelo, detentor de grandiosas muralhas, que nos permitem avistar toda a várzea da Rainha e a Lagoa de Óbidos. Outrora rodeado de água, terá sido edificado pelos árabes.

Esta vila foi doada como presente de casamento por D. Dinis à Rainha Santa Isabel e viria a fazer parte do dote das rainhas seguintes, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras.
A vila d'Óbidos é conhecida como a "Vila das Senhoras Rainhas"


Amoreira

A beleza da região de Óbidos, não se cinge somente ao interior das muralhas, prolonga-se pelas Aldeias pitorescas de que é concelho.

Indo ao encontro da Lagoa D' Óbidos passamos pela localidade de Amoreira "Aldeia Histórica", elevada a Vila no tempo de D. Manuel I.

Recebeu carta de foral em 14 de Setembro de 1512, o seu primeiro Alcaide foi Lourenço de Sá e Melo que residia no solar da Quinta da Praça, residiram igualmente outros nobres no sitio do Rocio, atualmente conhecida como, "Casa das Senhoras Neves".

O património religioso é distinto, existe uma capela e a Igreja da Nossa Senhora da Aboboriz, bem adornada e ornamentada com azulejos do séc. XVII.

Esta freguesia estende-se até ao Oceano Atlântico, onde encontramos a "Praia da Amoreira" e um grandioso resort, denominado "Praia d'el Rey", nele está inserido um hotel de 5 estrelas, pertencente ao grupo "Marriot".
Com paisagens verdejantes, verdadeiramente singulares, convidativas para participarem nas atividades que este grupo apresenta como o golf, ténis, entre outras. Neste espaço fica enumeras vezes instalada a seleção portuguesa de futebol, é um local que transmite serenidade e bem-estar.

Através das rotas comerciais, foi introduzido no nosso país o fruto ginja, devido ao microclima da região Oeste, este fruto é muito abundante e apreciado, outrora pelas Senhoras Rainhas dando lugar ao distinto licor.

Em Amoreira, visitamos a empresa Frutóbidos pioneira na produção do autêntico licor, onde a qualidade e sabor primam, dando forma e continuidade à tradição, "Vila das Rainhas" a Ginja d'Óbidos.


Lagoa de Óbidos | Bom Sucesso

Chegando à Lagoa D' Óbidos, Musaranhos, reconhecemos a grandiosidade da sua paisagem, rica em Fauna e Avifauna, espreitamos a presença dos flamingos, pato-real, garça-real, garajau, ostraceiro entre muitos outros.

A Fauna é igualmente abundante nesta lagoa, existindo várias espécies piscícolas, como o robalo, linguado, solha, rodovalho, dourada, choupa, tainha e o polvo.

A apanha dos molúsculos bivalves continua a merecer um lugar de destaque nesta região, a nível gastronómico podemos degustar os tradicionais sabores, como a amêijoa ao bolhão pato, lingueirão, berbigão, mexilhão as famosas enguias fritas e de ensopado.

Tudo isto, enquanto desfrutamos a maravilhosa tranquilidade e paz de espírito que esta Lagoa nos transmite.

Continuando o percurso, alcançamos as admiráveis praias, que esta rota nos oferece, a praia da Amoreira, a praia do Rio Cortiço que no seu prolongamento vai ao encontro da praia do Baleal, a tranquila praia do Bom Sucesso, onde podemos apreciar a entrada do possante mar do Oceano Atlântico, assim como contemplar a magnifica ligação da Lagoa com a Foz do Arelho.

Paisagens divinas que apaixona qualquer amante da natureza.


Eventos

Óbidos nos dias de hoje é palco de inúmeros eventos:

Óbidos Vila Natal – Retrata toda a magia da época
Festival Internacional de chocolate – Esculturas em chocolate
Semana Santa – Cerimónias religiosas 
Maio Barroco – Música erudita, evento dedicado ao compositor Obidense - José Joaquim dos Santos (1147-1801)
Temporada do cravo – Divulga sobretudo a música da época Barroca
Mercado Medieval – Retrata a vivência da época, trajes usos e costumes
SIPO - Semana Internacional de piano – Palestras com artistas de Reputação no mundo da música
Festival de Ópera – Divulgação do estilo lírico, traz a cena obras de vários Autores
Fólio - Festival Internacional de Literatura de Óbidos - A 1ª edição foi em Out. 2015, recebeu 50 escritores Nacionais e Internacionais. A vila é agora intitulada Óbidos Vila Literária

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail