"Lisboa com História"

Publicado em Tours

É considerada por muitos, como uma das cidades mais bonitas da Europa, estamos a falar de mil anos de história, rica em monumentos, bairros característicos, onde a cidade nasceu e mostra a sua genuinidade.

Lisboa é uma cidade iluminada. O Tejo e o Sol, quase sempre presente, fazem da capital portuguesa um espelho de cor, em que a beleza arquitetónica não passa despercebida.

Em Lisboa, há sempre tanto para ver e fazer, abrindo a cada visitante um mundo de possibilidades, das quais destacamos:

 

  • Castelo de São Jorge
  • Padrão dos Descobrimentos
  • Mosteiro dos Jerónimos

 

Castelo de São Jorge

Ergue-se na mais alta colina da cidade de Lisboa, na freguesia de Santa Maria Maior, o seu nome deriva da devoção a São Jorge, Santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas.

Os povos que por ali passaram remontam à Idade do Ferro séc. VI a.c. Fenícios, Gregos, Muçulmanos e Romanos.

O Castelo São Jorge foi declarado Monumento Nacional em 1940, antes da Implementação da República e foi sofrendo remodelações até 1990.

Devido à sua boa localização e ao conjunto de miradouros, que apresenta, o castelo oferece-nos panoramas únicos e majestosos, da cidade e do rio Tejo. Sendo um dos locais mais procurados pelos turistas na capital do País.

Padrão dos Descobrimentos

Este monumento, localiza-se em Belém no paredão à beira rio, na margem direita do Tejo, evoca a expansão Marítima Portuguesa, foi erguido para homenagear os elementos envolvidos no processo dos descobrimentos.

Foi encomendado pelo regime de António Oliveira Salazar ao Arq. Cottinelli Telmo e mais tarde ao escultor Leopoldo de Almeida, foi erguido pela primeira vez em 1940 com uma estrutura de ferro, madeira e cimento. Só em 1960, aquando a comemoração dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, foi reconstruído em betão e cantaria de pedra.

Em 1985 é inaugurado como Centro Cultural das Descobertas, o seu interior remodelado com miradouro, auditório e salas de exposições.

O monumento dos descobrimentos sintetiza um passado glorioso e simboliza a grandeza da obra do Infante D. Henrique, que foi o impulsionador das descobertas.

Tem a forma de caravela e é adornado com várias esculturas, entre as quais, 32 figuras alusivas aos descobrimentos, na proa o Infante D. Henrique, navegadores, cartógrafos, guerreiros, colonizadores, evangelizadores, o poeta Camões com um exemplar dos Lusíadas, o pintor Nuno Gonçalves com uma paleta, uma rosa dos ventos com 50 m de diâmetro desenhada no chão, um mapa central pontilhado de galeões e sereias, onde mostra as rotas dos descobrimentos nos séc. XV e XVI.

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro Manuelino situa-se em Belém à entrada do rio Tejo, foi mandado edificar por D. Manuel I, pouco tempo depois de Vasco da Gama ter regressado da sua viagem à Índia.

É um testemunho monumental da riqueza dos descobrimentos, foi construído com lucros do comércio de especiarias.

Os elementos decorativos baseiam-se nas observações efetuadas pelos navegantes durante as viagens, representam animais e plantas exóticas.

O monumento foi considerado Património Mundial pela UNESCO, e foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal.

Outras Sugestões

Torre de Belém
Basílica da Estrela
Sé Catedral de Lisboa
Baixa e Praça do Comércio
Santuário do Cristo rei
Museu da Marinha
Museu do Traje 
Museu dos Coches
Museu de Arte Antiga
Museu Nacional do Azulejo
Museu de Electricidade
Museu do Ar
Museu do Mar
Oceanário de Lisboa
Convento dos Capuchos
Parque Monserrate
Chalet Condessa d′ Edla

Neste tour poderá também usufruir das seguintes atividades

  • Tour em autocarro panorâmico pelas ruas dos bairros típicos de Lisboa
  • Tour de barco pelo rio Tejo com almoço a bordo
  • Casino de Lisboa
  • Noite de Fado | Teatro | Concertos

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail