"Costa Dourada"

Publicado em Tours

 
  • Baleal - Pequena ilha, situada a norte de Peniche, onde em tempo longínquos era local de caça às baleias
  • Peniche - A capital do Surf em Portugal
  • Consolação - Praia com condições terapêuticas únicas

 

 

Baleal

Pequena ilha, situada a norte de Peniche, onde em tempo longínquos era local de caça às baleias, que nas rotas migratórias por ali passavam, dando lugar ao seu nome.

Separada do continente por um braço de areia, divide-se entre a praia norte e a praia sul rodeada de magníficas praias de areal extenso, outrora, estas uniam-se efetuando-se o trajeto apenas de barco, presentemente existe um pontão que separa as duas praias de rara beleza.

Convidativas a um passeio à beira mar, onde sentimos o cheiro da maresia e se contempla o encanto das pequenas dunas de areia branca, tanto pelo lado sul, que se estende até à praia norte de Peniche, com o nome de "Praia da Gambôa" ou pelo lado norte, com num areal dourado e de rochedos argilosos que se perde além do alcance das celebres "Pedras muitas" ligando com a Lagoa de Óbidos.

Considerada das mais bonitas praias Portuguesas, ao fim da tarde admiramos o pôr-do-sol, onde se pode avistar a ilha das Berlengas, proporcionando momentos únicos de beleza natural.

Na ilha podemos visitar a capela de Santo Estevão, a praia das cebolas e dos barcos que apenas se avista aquando no interior da mesma, vários restaurantes com vista para a praia do Baleal norte, sul e do Lagido.

O Baleal e Peniche oferecem condições de elite na Europa para a prática de desportos náuticos, Em 1993 surgiu a primeira escola de surf na região existindo presentemente no local cerca de vinte escolas de vários desportos náuticos.

Peniche

Cidade situada na região centro do Oeste do País, numa península com 10 km de perímetro, é portadora de uma grande extensão de praias, de águas límpidas de areias brancas e finas.

O Cabo Carvoeiro, situado a Ocidente, é um dos símbolos do Património Natural de Peniche, constituído por um conjunto rochas sedimentares tipas calcárias. A formação geológica da chamada Ponta do Trovão datam do período do Jurássico inferior, contêm cerca de 20 milhões de anos, assume-se como um local de elevado valor patrimonial a nível científico.

O ex-libris da cidade é o famoso rochedo, onde poisam gaivotas e corvos, com o nome de "Nau dos Corvos".

Um dos vários pontos a visitar é a fortaleza de Peniche, mandada edificar por D. João III, em 1557 e concluída por D. João IV em 1645. Este espaço foi utilizado de formas diversas de acordo com as mudanças históricas das épocas, tendo sido uma Praça militar até 1897, abrigo de refugiados Boers, provenientes de África do Sul no início do séc. XX, residência de prisioneiros alemães e austríacos durante a Primeira Guerra Mundial, prisão política do Estado Novo entre 1934 e 1974, alojamento provisório de famílias portuguesas chegadas das antigas colónias ultramarinas, a partir de 1984 albergue do Museu Municipal.

A principal atividade económica desta cidade é a pesca, sendo o Porto de Peniche um dos principais da costa Portuguesa.

O artesanato é representado pelas afamadas rendas de Bilros, técnica Oriental mantida pelas mulheres dos pescadores.

A nível gastronómico, sendo Peniche uma cidade piscatória, o que predomina são os maravilhosos frescos que a nossa costa marítima nos oferece, propomos para degustação a caldeirada, sopa de peixe, lagosta suada e a famosa sardinha assada.

As praias de Peniche são conhecidas a nível internacional onde ocorrem vários eventos, como o surf, bodyboard, kitsurf, mergulho, paddle entre outros, fruto das boas condições que a nossa costa proporciona à prática de desportos náuticos.

Consolação

A Praia da Consolação é dividida pelo forte que foi erguido no contexto da Guerra da Restauração e da independência de Portugal. Fortificação marítima, em posição dominante sobre um pequeno monte, apresenta planta estrelada, com quatro baluartes triangulares e cinco plataformas onde ficavam dispostas as boca-de-fogo.

A Praia sul é favorecida de excelentes condições terapêuticas, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais como a exposição ao Sol, proporciona o bem-estar físico a nível de doenças ósseas. Este é um fator único no continente europeu, levando a esta praia, muitos milhares de pessoas durante a época balnear.

Do lado Norte, a paisagem é distinta, a partir do forte avista-se um largo e um extenso areal que se prolonga por vários quilómetros em direção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é muito apreciada pelos praticantes de surf e windsurf.

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail