"Costa da Rainha"
- Caldas da Rainha - Parques, museus, termas, faianças artÍsticas e doçaria tradicional
- Foz do Arelho - Gastronomia, vista fantástica da Lagoa e do Oceano Atlântico
- São Martinho - Deslumbrante baÍa em forma de concha
- Nazaré - As sete saias, o surf, a praia, o "Sítio" e o miradouro
Caldas da Rainha
Ao entrar em pelo lado sul de Caldas da Rainha, cidade termal, artística e cultural, passamos pela célebre estátua da Rainha D. Leonor, que dá o nome a esta cidade, visitamos a tradicional Praça da Fruta ao ar livre, onde a frescura, as cores e a variedade dos alimentos marcam o ritmo da Praça da República, ao lado o Hospital termal com águas sulfurosas, onde a Rainha se banhava para curar os seus males.
O Parque D. Carlos I, grandioso jardim onde podemos apreciar a sua vegetação e desfrutar do seu lago, visitar o Museu José Malhoa, ou simplesmente saborear uma bebida na sua esplanada.
Caldas da Rainha é muito conhecida pelas suas faianças, esta atividade desenvolveu-se na região devido à riqueza dos solos em argila, são vários os temas da chamada "Louça das Caldas", Humorística/Peculiar, Decorativa, Fálica, Caricaturista e Naturalista.
No Museu Rafael Bordalo Pinheiro, observamos as suas faianças artísticas, estas peças destacam-se pela sua originalidade e crítica mordaz, em relação aos costumes sociais e políticos da sua época, criou peças simbólicas como os azulejos com relevo, louça decorativa com temas de frutos, legumes animais e flores, e a mais popular a figura do "Zé Povinho".
A nível gastronómico destaca-se pela doçaria, representada pelas trouxas-de-ovos, as lampreias, cavacas e os beijinhos.
Foz do Arelho
Na Vila da Foz do Arelho, encontramos praias não apenas viradas para o oceano Atlântico, mas também para orla da Lagoa de Óbidos. Ao deslocármo-nos para norte visualizamos a magnifica ligação da Lagoa com o mar. A essência da sua gastronomia baseia-se nos bivalves que a Lagoa oferece.
São Martinho
Subindo pela costa Atlântica, dirigirmo-nos para a vila de São Martinho do Porto, e para a sua lindíssima baía, de características únicas em forma de concha perfeita, nesta baía encontramos um importante porto de recreio e centro de recolha de algas submarinas.
Nazaré
Continuando o percurso junto ao mar, deparamo-nos com a vila piscatória da Nazaré, um bairro à beira mar onde podemos saborear o bom peixe, uma praia de banhos, nela ainda observamos nos dias de hoje algumas senhoras com o tradicional traje das sete saias.
Do património desta vila fazem parte alguns monumentos, locais certamente a visitar, o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré; Forte de São Miguel Arcanjo; Monte de S. Brás; Canhão da Nazaré; Lagoa da Pederneira; Serra da Pescaria; Promontório.
A Nazaré é conhecida pelas ondas gigantes, proporcionando condições excelentes para a prática do surf. O havaiano MCNamara aventurou-se a surfar a maior onda alguma vez surfada com 30 metros, colocando a Vila da Nazaré no mapa.
Ao percorrer a marginal vamos ao encontro do elevador que nos transporta numa viagem panorâmica, até ao Sitio da Nazaré, local onde existe o miradouro com vista privilegiada para a vila, praia e Oceano Atlântico.
Neste tour poderá também usufruir das seguintes atividades
Surf | Vela | Canoagem | Passeios em Bateira | Ski | Wakeboard | Windsurf | Optimist | Catamaram | Kitesurf | Sup-Paddleboard