"Circuitos Palaciais"

Publicado em Tours

 

 

PALÁCIO NACIONAL DA PENA

 

Localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa.

O Palácio assenta em enormes rochedos, e a mistura de estilos que ostenta são vários, desde o neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista, com outras sugestões artísticas como a Indiana.

Este Palácio representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitetónico do século XIX no mundo, tendo sido eleito a 7 julho de 2007, uma das 7 Maravilhas de Portugal.

 

CHALET JARDIM DA CONDESSA D'EDLA

Edifício do séc. XIX, mandado construir pelo rei D. Fernando II (que também ordenou a edificação do Palácio da Pena), para Elise Hensler, condessa e cantora suíço-alemã que foi a segunda esposa do monarca luso, integra agora o programa de visitas do Parque da Pena.

O Chalet apresenta uma arquitetura característica, com paredes de alvenaria a imitar madeira e vãos, e beirados e varandas revestidos a cortiça virgem, inspirado nas construções de montanhas Suíças.

O jardim e parque envolventes reúnem espécies botânicas provenientes de todo o mundo, sendo dignos de destaque os fetos arbóreos oriundos da Austrália e Nova Zelândia.
 

PALÁCIO DA REGALEIRA

Palácio ou Quinta da Regaleira está situado na encosta da Serra de Sintra a curta distância do centro histórico. Foi erguido no séc. XIX por um grande industrial do cacau.

Rodeado de exuberantes jardins, lagos, grutas e construções místicas, que escondem significados alquímicos, como os lembrados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Os nevoeiros constantes adensam a aura e o misticismo deste palácio.

O palácio evoca a arquitetura Romântica, Gótica, Renascentista e Manuelina.

PALÁCIO DE MONSERRATE

Inserido no Parque de Monserrate situado em São Martinho, Sintra, distrito de Lisboa.

O palácio remonta ao séc. XIX, foi projetado pelo arquiteto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico, em 1949 foi adquirido pelo Estado.

É mais um exemplar sugestivo do Romantismo Português.
 

PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

O Palácio-Convento Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, distrito de Lisboa.

Este Palácio e mosteiro apresenta um estilo Barroco, na vertente alemã, foi iniciado em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera no caso de a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência.

Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas para uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.
 

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail