"Circuitos Palaciais"
- Sintra - Palácio da Pena
- Sintra - Chalet e Jardim da Condessa d'Edla
- Sintra - Palácio da Regaleira
- Sintra - Palácio de Monserrate
- Mafra - Palácio Nacional
PALÁCIO NACIONAL DA PENA
Localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, concelho de Sintra, no distrito de Lisboa.
O Palácio assenta em enormes rochedos, e a mistura de estilos que ostenta são vários, desde o neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista, com outras sugestões artísticas como a Indiana.
Este Palácio representa uma das melhores expressões do Romantismo arquitetónico do século XIX no mundo, tendo sido eleito a 7 julho de 2007, uma das 7 Maravilhas de Portugal.
CHALET e JARDIM DA CONDESSA D'EDLA
Edifício do séc. XIX, mandado construir pelo rei D. Fernando II (que também ordenou a edificação do Palácio da Pena), para Elise Hensler, condessa e cantora suíço-alemã que foi a segunda esposa do monarca luso, integra agora o programa de visitas do Parque da Pena.
O Chalet apresenta uma arquitetura característica, com paredes de alvenaria a imitar madeira e vãos, e beirados e varandas revestidos a cortiça virgem, inspirado nas construções de montanhas Suíças.
O jardim e parque envolventes reúnem espécies botânicas provenientes de todo o mundo, sendo dignos de destaque os fetos arbóreos oriundos da Austrália e Nova Zelândia.
PALÁCIO DA REGALEIRA
Palácio ou Quinta da Regaleira está situado na encosta da Serra de Sintra a curta distância do centro histórico. Foi erguido no séc. XIX por um grande industrial do cacau.
Rodeado de exuberantes jardins, lagos, grutas e construções místicas, que escondem significados alquímicos, como os lembrados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Os nevoeiros constantes adensam a aura e o misticismo deste palácio.
O palácio evoca a arquitetura Romântica, Gótica, Renascentista e Manuelina.
Rodeado de exuberantes jardins, lagos, grutas e construções místicas, que escondem significados alquímicos, como os lembrados pela Maçonaria, Templários e Rosa-cruz. Os nevoeiros constantes adensam a aura e o misticismo deste palácio.
O palácio evoca a arquitetura Romântica, Gótica, Renascentista e Manuelina.
PALÁCIO DE MONSERRATE
Inserido no Parque de Monserrate situado em São Martinho, Sintra, distrito de Lisboa.
O palácio remonta ao séc. XIX, foi projetado pelo arquiteto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico, em 1949 foi adquirido pelo Estado.
É mais um exemplar sugestivo do Romantismo Português.
PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
O Palácio-Convento Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, distrito de Lisboa.Este Palácio e mosteiro apresenta um estilo Barroco, na vertente alemã, foi iniciado em 1717 por iniciativa de João V de Portugal, em virtude de uma promessa que fizera no caso de a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência.
Classificado como Monumento Nacional em 1910, foi um dos finalistas para uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de Julho de 2007.