"Caminhos da Fé"

Publicado em Tours

 
  • Santuário de Fátima - Local de aparições de nossa Senhora de Fátima
  • Museu de Cera - Retrata a história dos 3 pastorinhos
  • Pia do Urso - Aldeia típica numa paisagem rochosa
  • Grutas - Beleza natural

 

 

Santuário

O Santuário de Fátima situado na Cova de Iria é um dos mais importantes do mundo, desde que em 1917 os três Pastorinhos, Jacinta, Francisco e Lúcia, dizem ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora sendo a primeira no dia 13 de maio e a última em outubro.

O dia 13 de maio continua a trazer ao Santuário de Fátima milhares de peregrinos vindos de todo o mundo, transmitindo fé e esperança a quem o visita.

Os locais a visitar de maior relevo são o Museu das Aparições, onde se pode assistir à recriação das aparições ouvindo os diálogos dos Pastorinhos.


Museu de Cera

O Museu de Cera retrata personagens religiosas muito realistas, descreve em 30 cenas a Aparição da Virgem Maria aos Pastorinhos e os acontecimentos mais significativos na história de Fátima.


Pia do Urso

A poucos quilómetros de Fátima situa-se a Pia do Urso, aldeia em que os casarios são construídos em pedra, oferecendo aos visitantes uma paisagem natural maravilhosa, localizada num maciço rochoso de calcário com várias reentrâncias nas rochas designadas por pias, onde um urso Ibérico se deslocava para beber água, dando assim o nome à aldeia.

Sendo este um local muito abastado de água, foi ponto de paragem de tropas lusas onde terão recolhido algumas pedras lascadas utilizadas na Batalha de Aljubarrota.


Grutas da Moeda

Situadas a dois quilómetros de Fátima, as Grutas da Moeda oferecem um conjunto de figuras de grande diversidade e beleza.

Apresentam igualmente um espaço de interação, o Centro de Interpretação Cientifico-ambiental com carater didático informativo e científico, onde descobrimos como se forma uma gruta, conhecer a importância do calcário, fósseis e minerais.

Grutas de Mira d'Aire

As grutas de Mira d'Aire foram descobertas em 1947, são as maiores de Portugal, situam-se a 15 km de Fátima, apresentam uma extensão de 11km, pertencem ao concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria em pleno coração de Portugal.


A área envolvente é variada oferecendo várias vertentes atrativas, um auditório com capacidade para 60 lugares sentados, equipado com sistema multimédia onde os visitantes podem visualizar um documentário antes de entrar na gruta.

Observa-se uma coleção de rochas, minerais, gemas e fósseis, que se intitula "Riquezas Naturais do Mundo", com forte componente pedagógica vem complementar a visita a esta autêntica catedral da natureza.

Estas grutas no espaço exterior apresentam riqueza de fauna e flora, encontramos raposas, texugos, coelhos, ginetes e morcegos, também uma cortelha, um galinheiro, uma coelheira, coelhos, porquinhos-da-índia, porcos, galinhas, patos, perus, pombos, rolas, faisões, pavões, fracas, codornizes, e outros. Coexistindo de forma pacífica.
Num espaço contíguo, encontra-se a "pastagem" onde cabras, ovelhas e burros podem ser acariciados ou alimentados à mão, através de saquinhos de ração, adquiridos no local.

Existe um relógio de Sol, e dispõem de uma explicação do mesmo com apresentação da Equação do Tempo sendo possível fazer a leitura da hora de Verão, da hora de Inverno e da hora Solar. Um Moinho de Vento, totalmente recuperado, onde se vê a evolução do trabalho do Homem na transformação do cereal em farinha.

Um restaurante onde se pode degustar várias iguarias, sala de eventos, zona de estágio, comercialização e provas de vinho. Neste espaço existe igualmente 11 unidades de alojamento "As Casas da Gruta" do tipo Bungalow e um Parque Aquático "Aquagruta".

As Grutas de Mira de Aire são umas das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail