"A história"

Fato Medieval
A região Oeste é generosamente marcada pela história de Portugal, a passagem do tempo, deixou ao homem desta região traços comuns, herdados do cruzamento das misturas dos povos que por aqui passaram.

A posição geográfica e a fertilidade dos campos atraíram vagas de vários povos, os do Norte os Celtas, os vindos do Sul os Fenícios, os Romanos e os Árabes.

O contacto com estes povos deixou heranças que não se escondem com o tempo, mediante a qual, um forte sentimento de hospitalidade das pessoas desta região, visível nos dias de hoje.

Consolidada em séculos de cultura nesta região, subsiste a plantação da Vinha, Pera Rocha, e da Ginja, não deixando de referir as tradições marítimas e piscatórias.

O espólio Patrimonial é muito vasto, ao longo do território verificamos diversidade de grandiosos marcos históricos.

Estações arqueológicas datadas do Paleolítico; grutas pré-históricas, como a Gruta Nova da Columbeira em Bombarral, gruta da Furninha em Peniche Sul; os castros do Zambujal em Torres Vedras que remontam ao 3º milénio A.C., início da Idade do Cobre; povoados e cidades romanas como a "civitas Eburobritium", o aqueduto e o Castelo em Óbidos; Hospital termal em Caldas da Rainha, pontes romanas; igrejas; os fortes de São Vicente, de Paimogo na Lourinhã, de São João Batista nas Berlengas; fortaleza de Peniche; solares do séc. XVII e XVIII.

O Mosteiro de Alcobaça séc. XII e da Batalha do séc. XIV, jóias do Património Mundial (UNESCO); Convento de Santa Maria de Cós, Conventos de S. Francisco em Alenquer, Mosteiro do Varatojo e da Graça em Torres Vedras, o magnífico Santuário Senhor da Pedra em Óbidos e de Nossa Senhora da Nazaré, a Real Fábrica do Gelo, em Montejunto no Cadaval.

Estes centros históricos guardam a história do Oeste e revelam alguns dos segredos da cultura do seu povo, merecem referência tanto pela sua grandeza, como pelo papel que desempenharam na história de Portugal.

DEVIDO À PROXIMIDADE ENTRE OS MEIOS RURAIS E OS PÓLOS URBANOS, AS CARACTERÍSTICAS DESTES, FUNDEM-SE CADA VEZ MAIS, DANDO ORIGEM A UM MODELO RESIDENCIAL DESCONTRAÍDO E TRANQUILO, PROPORCIONANDO UMA QUALIDADE DE VIDA ATRAENTE, CADA VEZ MAIS PROCURADA.
 

Our Partners

CONTACT US

R. Dr. Amilcar Campos, 119
Amoreira, 2510-402 Óbidos
Portugal
(+351) 262 186 346
(+351) 962 965 634
(+351) 914 858 400
Write us: E-mail